Política de Ética
Política de Ética da Revista de Direito e Gestão de Conflitos (RDGC)
A RDGC segue uma política de ética que é inspirada pelas principais publicações e editoras da área, bem como as boas práticas seguidas nacional e internacionalmente com ênfase nas recomendações da Elsevier e as diretrizes do código de ética em publicação do COPE (Committe on Publication Ethics).
A política de ética da nossa revista consiste nas seguintes regras e recomendações para editores, avaliadores e autores:
Deveres dos editores
- Decisão de publicação: Os editores são os responsáveis por tomar as decisões sobre a publicação dos artigos submetidos à revista. Os editores devem se comprometer a atuar de forma justa e prezar pela qualidade da revista.
- Transparência: Os editores seguem as políticas do conselho editorial da revista, respeitando os requisitos legais sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.
- Diversidade: A revista preza pela diversidade em relação à gênero, credo, nacionalidade e etnia. Qualquer discriminação baseada nessas características é absolutamente inaceitável e será levada às autoridades quando cabível.
- Confidencialidade: Os editores e membros da equipe editorial não divulgarão informações sobre os artigos, com exceção aos próprios autores, avaliadores e colaboradores da revista.
- Jogo limpo: As regras para a publicação na revista devem sempre estar claras e serem seguidas pelos autores, avaliadores e editores. Quaisquer outras situações devem ser analisadas pelos editores, os quais diante de reclamações éticas de algum artigo submetido ou publicado na revista tomarão as medidas cabíveis, participando e cooperando com as investigações que forem necessárias.
Deveres dos avaliadores
- Revisão às cegas: Todo artigo deve ser avaliado por pares. Caso o avaliador conheça a identidade do autor deve declinar da avaliação.
- Respeito: Toda avaliação, assim como toda interação entre autores, revisores e editores deve ocorrer de forma respeitosa e cordial.
- Comprometimento: Os avaliadores devem se comprometer a avaliar os artigos baseados no seu mérito, com todo o rigor que couber e respeitando os prazos que são estabelecidos.
- Confidencialidade: Os avaliadores devem manter a confidencialidade dos artigos que receberam e avaliaram, de forma a proteger a propriedade intelectual dos autores.
Deveres dos autores
- Veracidade: Os autores são responsáveis por garantir a veracidade das informações contidas nos artigos científicos. Toda e qualquer fraude é inaceitável.
- Originalidade e plágio: Os autores não devem submeter artigos que já tenham sido publicados em outras revistas científicas, integral ou parcialmente. Os artigos que estiverem em avaliação em outras revistas não podem ser submetidos à RDGC e os artigos também não podem ser submetidos a outras revistas científicas se estiverem sob avaliação na RDGC. Todos os artigos submetidos na revista passam por um software antiplágio e caso seja identificado plágio ou autoplágio não se inicia o processo de avaliação.
- Coautoria: Os autores se comprometem apenas a submeter artigos com coautores relatados que efetivamente tiveram uma contribuição significativa para o artigo.
- Transparência e conflito de interesse: Os autores com conflitos de interesse devem declarar esse conflito na submissão dos artigos. As fontes de apoio financeiro para o projeto também devem ser divulgadas.
- Erros em artigos publicados: Caso o autor identifique um erro ou imprecisão no seu artigo publicado, o autor deverá informar, imediatamente, aos editores da revista e cooperar para retratar ou corrigir o artigo.
Deveres do Publisher
- Nosso compromisso de garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou de outra receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
- Garantir a qualidade das publicações científicas e o combate a práticas antiéticas.