Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista de Direito e Gestão de Conflitos (RDGC) é caracterizado por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.
Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de estratégia. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente.
Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do artigo.
Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a estratégia, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério dos editores, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.
Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.