O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB;
  • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”;
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
  • Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;
  • Unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];
  • Os autores são responsáveis pelo conteúdo do artigo enviado ao periódico, e autorizam sua publicação;
  • Máximo de 5 (cinco) autores por artigo;
  • Cada autor e/ou coautor poderá ter dois artigos em fluxo, entre o início da submissão, e a avaliação final.

Diretrizes para Autores

Política de submissão

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas, e os editores devem acompanhar os mais recentes avanços editoriais científicos.

Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista

Todos os artigos submetidos a revista passam pela verificação do iThenticate (detector de plágio e autoplagio).

Operacionalmente, a partir das etapas fornecidas pela plataforma Open Journal System (OJS), os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico e quanto à adequação ás normas de submissão – na RDGC seguimos o normativo exposto pela American Psychological Association APA e demais preceitos editoriais da revista.

Instruções para a formatação dos trabalhos

Os manuscritos submetidos à RDGC devem ser preparados seguindo este guia de estilo e submetidos em um único arquivo Microsoft Word (.doc ou .docx).

Este arquivo deve conter todas os componentes do manuscrito, incluindo título, resumo e palavras-chave (em português, inglês e espanhol), excluindo quaisquer informações que permitam identificar o autor.

As informações de autoria são inseridas diretamente no formulário de submissão. 

  1. Formatação do texto: espaçamento simples;
  2. Tamanho da letra: Times New Roman 12pt;
  3. O layout da página deve ser papel A4 (21 cm x 29,7), com margens: superior (2,5 cm), esquerda (2,5 cm), inferior (3 cm) e direita (3 cm);
  4. Extensão máxima do manuscrito: 35 páginas, incluindo referências, tabelas, figuras e anexos;
  5. Trabalhos técnicos excessivamente longos podem ser devolvidos aos autores para alterações prévias a uma possível avaliação;
  6. Notas de rodapé e de final: devem ser evitadas;
  7. Figuras e tabelas: devem ser editáveis e colocadas no corpo do manuscrito onde referenciadas;
  8. Indentação: Os parágrafos devem ter uma avanço à esquerda de 1,25 cm;
  9. Numeração: todas as páginas devem estar numeradas sequencialmente, começando com a página 1;
  10. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.

 

Formato do Relato Técnico

Este guia tem por objetivo orientar os autores na submissão de trabalhos técnicos para a Revista de Direito e Gestão de Conflitos (RDGC). O protocolo abaixo foi adaptado a partir do "PROTOCOLO PARA ELABORAÇÃO DE RELATOS DE PRODUÇÃO TÉCNICA" (César Augusto Biancolino, Cláudia Terezinha Kniess, Emerson Antonio Maccari & Roque Rabechini Jr, Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 3, n. 2, p 294-307, mai./ago. 2012), considerando o foco, objetivo, escopo e missão da nossa revista.

Sugere-se que o relato técnico siga a estrutura abaixo, adaptada para a área de Direito e Gestão de Conflitos, sendo possível acrescentar modificações pertinentes a cada caso em particular, a critério dos autores e editores da RDGC:

a) Resumo estruturado

A primeira página, numerada com 1, deve incluir o título, resumo e palavras-chave. Os autores devem proporcionar uma versão também em inglês e espanhol do título, resumo e palavras-chave e não deve exceder 250 palavras.

Em substituição ao resumo comum, a RDGC solicita aos autores a elaboração de um resumo estruturado contemplando:

Composição do resumo estruturado

  • Máximo 250 palavras +título + palavras chave = em português, inglês e espanhol.
  • Título do trabalho
  • Objetivo do estudo (obrigatório): Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever.
  • Metodologia/abordagem (obrigatório): Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.
  • Originalidade/Relevância (obrigatório): Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.
  • Principais resultados (obrigatório): Indicar sucintamente os principais resultados alcançados.
  • Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
  • Contribuições sociais / para a gestão (opcional): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
  • Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho.

b) Introdução

O corpo do relato técnico segue ao resumo, com a indicação de INTRODUÇÃO.

A introdução deve ser breve e clara, explicitando do que se trata o relato apresentado, qual intervenção foi feita na organização e o que será analisado, explicitando o problema a ser resolvido ou relatado.

c) Contexto do Problema

Apresentar o contexto da organização ou situação-problema, destacando a natureza da organização, setor de atividade, porte, localização e características do projeto ou problema analisado.

d) Referencial Teórico

Apresentar um referencial teórico relacionado com a intervenção feita na organização em questão, enquadrando o relato do ponto de vista teórico e propiciando comparações com a teoria existente.

e) Método da Produção Técnica

Explicar detalhadamente como foi feito o relato técnico, considerando informações primárias e secundárias, além de qualificar as habilidades profissionais utilizadas para a observação, análise e solução do problema.

f) Tipo de Intervenção e Mecanismos Adotados

Descrição detalhada das atividades desenvolvidas na organização ou projeto para solucionar a situação-problema, incluindo consultoria, assessoria, força-tarefa, parecer técnico, plano de ação, entre outros.

g) Resultados Obtidos e Análise

Descrição dos resultados obtidos de maneira objetiva e não genérica, destacando também os fatores conjunturais que podem ter afetado esse resultado além da intervenção feita. Análise dos resultados confrontando com a teoria revisada no referencial teórico.

h) Conclusão

Apresentar argumentos convincentes de que foi possível atingir os objetivos propostos inicialmente, propondo sugestões para empresas ou projetos que enfrentem situações semelhantes. Mencionar os aspectos que limitaram o trabalho e explicitar novas ideias de relatos técnicos.

Notas de rodapé

As notas de rodapé ou de fim, devem ser usadas com moderação e se possível evitadas. Em todo o caso, os autores não devem usar notas de rodapé para incluir referências nem para discussões ou apresentações de conceitos. Nestas situações convidamos os autores a avaliar se o texto é relevante e deve ser incluído no corpo do texto ou se é marginal e pode ser eliminado.

Títulos e subtítulos

Os títulos principais das seções devem estar anunciados em letra em negrito alinhados à esquerda. 

Os títulos de segunda ordem ou subtítulos, devem ser alinhados à esquerda e em itálico. 

Tabelas e figuras

Todas as tabelas e figuras devem surgir no texto quando citadas a primeira vez. Todas as tabelas e figuras devem ser numeradas e sequencialmente e ter um título explicativo.

O número de título das tabelas e figuras deve surgir no topo (antes da tabela/figura), com fonte tamanho 12, e fontes e notas devem surgir no final, com fonte tamanho 10 pontos. 

Considere que uma representação com colunas e linhas é uma tabela e qualquer outro tipo de ilustração é uma figura. Evite diferenciar entre figuras, ilustrações, gráficos, etc., e considere estas como figuras.

Referências

No final do manuscrito inclua uma listagem complete das referências efetivamente utilizadas no manuscrito. Esta listagem deve começar com a indicação REFERÊNCIAS e estar organizada alfabeticamente pelo último nome do primeiro autor, editor ou periódico, no caso de não haver um autor explícito. As referências ao mesmo autor devem ser organizadas cronologicamente e no caso de referenciar vários trabalhos do mesmo autor e mesmo ano, use a indicação de a, b, c,… após o ano para diferenciar.

Na formatação das referências use as normas APA, da American Psychological Association. Seguem alguns exemplos mais frequentes.

  • Referência a livros

Simon, H. (1977), The new science of management decision. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Nelson, R. & Winter, S. (1982). An Evolutionary Theory of Economic Change. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press.

Cyert, R. & March, J. (1963). A behavioral theory of the firm. Oxford: Blackwell.

  • Referência a artigos em periódico

Grant, R. (1996). Toward a knowledge-based theory of the firm. Strategic Management Journal, 17: 109-122.

Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, 17: 99-120.

  • Referência a capítulos de livros

Dosi, G. & Marengo, L. (1994). Some elements of an evolutionary theory of organisational competences. In England, R. (ed.) Evolutionary Concepts in Contemporary Economics, pp. 157-178, Ann Arbor: University of Michigan Press.

  • Referência a teses e dissertações e outros trabalhos não publicados

Ferreira, M. (2005). Building and leveraging knowledge capabilities through cross border acquisitions: The effect of the multination corporation's capabilities and knowledge strategy on the degree of equity ownership. Tese de doutorado não publicada, David Eccles School of Business of the University of Utah, Salt Lake City, Utah.

Pinto, C., Serra, F. & Ferreira, M. (2014). A bibliometric study on culture research in international business, working paper º 107/2014, globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy, Portugal.

  • Referência a trabalhos apresentados em eventos

SERRA, F., Ferreira, M., Pinto, C. & Serra, B. (2013). Is organizational decline research still important? The specialists point of view. Artigo apresentado no 8th Ibero American Academy Conference 2013, São Paulo, Brasil.

Citações no corpo do texto

As citações, ou referências, a obras no corpo do texto devem seguir a norma de indicar os nomes dos autores e o ano de publicação em parêntesis. Por exemplo: “Vários estudos (ver, Ferreira & Serra, 2009) notaram que …..”

Idioma e Declarações

A RDGC está desenvolvendo esforços para tornar-se uma revista internacionalizada e com maior impacto. Esses esforços têm como principal objetivo aumentar o número de leitores da revista e, consequentemente, aumentar o impacto dos artigos publicados. Como forma de se adequar aos padrões internacionais a revista está implementando uma política de publicação bilíngue. Todos os artigos serão publicados em inglês e em português ou espanhol.

Após o artigo ser aceito por seu mérito científico, os autores serão os responsáveis por providenciar a versão do texto aprovado em segundo idioma, acompanhada por uma declaração da tradução emitida por um profissional qualificado, com os dados de identificação do tradutor.

Os autores também são responsáveis por realizar a revisão gramatical/ortográfica da língua que o artigo está escrito (português, inglês ou espanhol) e da norma APA de todo o artigo por um profissional devidamente capacitado, que elabore uma Declaração de Revisão de Texto (DRT).

Obs.: O artigo traduzido, o atestado da tradução e a Declaração de Revisão de Texto deverão ser anexados na plataforma do OJS como documentos suplementares da submissão.

Salientamos que as informações contidas no texto são de total responsabilidade dos autores e a aprovação integral da publicação estará condicionada à comprovação da tradução e revisão do trabalho.

Fast-Track

Seção destinada para submissões de eventos apoiados pela RDGC. Autores devem indicar a seção no momento da submissão - consultar as Diretrizes para autores.

Todos os trabalhos dessa seção seguem as Diretrizes e Políticas da Revista.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;

O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - 4.0 (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

Os autores podem usar o ORCID como meio de identificação. Um identificador ORCID é exclusivo para um indivíduo e atua como um identificador digital persistente para garantir que os autores (particularmente aqueles com nomes relativamente comuns) possam ser distinguidos e seu trabalho adequadamente atribuído.

Política de Privacidade

Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista de Direito e Gestao de Conflitos (RDGC) de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a  Revista de Direito e Gestão de Conflitos (RDGC), na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

Dados coletados pela Revista de Direito e Gestão de Conflitos (RDGC)

Pronome de tratamento

E-mail*

Nome*

Orcid iD

Nome do meio

URL

Sobrenome*

Fone

Iniciais

Fax

Gênero

Endereço Postal

Instituição/Afiliação

País

Assinatura

Resumo da Biografia

*Obrigatórios para finalizar o cadastro.

Definição de cada tipo de Tratamento

 Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: rdgc@uniara.edu.br

  • Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

 Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.

Equipe Editorial Revista de Direito e Gestão de Conflitos (RDGC)  

21 de fevereiro de 2023

Referências

SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et alLei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm